top of page
  • Youtube
  • Whatsapp
  • Pinterest
  • Instagram

Embutidos e Câncer

  • Foto do escritor: Mayara Gomes
    Mayara Gomes
  • 23 de fev. de 2021
  • 1 min de leitura

ree


Os embutidos são produtos curados, salgados, defumados e em conserva, que apresentam como ingredientes o nitrito de sódio, além de outros conservantes e corantes.

Os nitritos dos embutidos interagem com alguns substratos da alimentação,

como as aminas e amidas, produzindo nitrosamina no trato gastrointestinal.

Tais características conferem aos embutidos um potencial cancerígeno, que pode ser potencializado por sua associação com alimentação inadequada, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e estresse.

O consumo de frutas e vegetais, ricos em vitamina C e outros antioxidantes,

auxiliam a retardar a conversão de nitritos em nitrosaminas e devem ser incluídos nas refeições em que os embutidos estão presentes para minimizar seus potenciais efeitos prejudiciais ao organismo.

Contudo, assim como os demais produtos que dispensam preparações culinárias ou que são prontos para o consumo, recomenda-se que o consumo de embutidos seja evitado, substituindo-os por alimentos ou preparações caseiras (como arroz, feijão, carnes, caldos, verduras, legumes e frutas) baseadas em alimentos in natura e minimamente processados.

Ressalta-se, por fim, que algumas regiões brasileiras produzem salames coloniais, que, embora seja também importante atentar-se para a quantidade de gordura e sal, são preparados de forma caseira e sem a adição de nitritos, que podem ser uma alternativa mais saudável e que preserva a cultura local.

Destaca-se ainda que, apesar de apresentar menor quantidade de

calorias e gorduras que o presunto tradicional, o peito de peru é um

alimento ultraprocessado e o seu consumo também é prejudicial à saúde.

Referências: Brasil. Ministério da Saúde.

Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 164 p. : il. ISBN 978-85-334-2409-8

Comentários


bottom of page